Colóquio ABEIA

#SalveSuaEscola: Um movimento da Abeia

 

O movimento #SalveSuaEscola, surge através da ABEIA, em busca de agregar o máximo de profissionais de educação e instituições escolares em busca do objetivo comum que é a melhoria da área de educação. O projeto Salve Sua Escola vem para fortalecer a categoria agregando valor em defesa das instituições escolares (Educação Infantil e Fundamental 1) e em especial as de pequeno porte.

Missão: Buscamos dar o suporte necessário na reabertura das Escolas de forma responsável, seguindo todos os protocolos de biossegurança e considerando o momento adequado diante do enfrentamento a pandemia do Covid-19. Partindo disso, o movimento se torna permanente e irá propor diversas ações para melhorias de toda a rede de ensino, seja ela pública ou privada.

Visão: Lutar para a melhoria da educação nas redes públicas e privadas. Entendendo que são segmentos distintos apesar de seguirem a mesma legislação, existindo pontos específicos nos dois segmentos que precisam ser considerados nas ações que iremos propor.

Valores: Ética, respeito, união entre os profissionais da educação, tendo como ideal, o conceito de que a educação vale a pena.

Histórico: Ações do Movimento Salve Sua Escola que já foram realizadas:
1-Liberação da prefeitura de Salvador das secretarias escolares, com a finalidade de atender as famílias dentro dos protocolos de biossegurança estabelecidos, fornecidos pela SEDUR (Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo).
2-Nota técnica com parecer jurídico, contrapondo a nota de recomendação número 6 do Ministério Público, como forma de fortalecer a relação das escolas com as famílias nas negociações em relação a desconto, suspensões e cancelamentos dos contratos.

O que está sendo feito:
1-Buscamos alcançar mais pessoas da área de educação, engajando pessoas ao movimento.
2-Ação para contrapor a Nota nº 06/2020 do Ministério público Estadual em relação aos contratos escolares.
3-Criação de um manifesto que será entregue ao governador e prefeito, além de outras solicitações com a previsão da reabertura das escolas seguindo os protocolos de biossegurança.
4- Disponibilização dos serviços do corpo Jurídico da ABEIA: Através de consultorias e advocacia na área cível, trabalhista, tributária, penal e ambiental.
5-Reuniões periódicas com os profissionais de educação e gestores escolares.
6-Suporte nos nossos grupos de Whatsapp entre os profissionais de educação, abrindo espaço para que todos possam participar efetivamente das propostas a serem tratadas com os órgãos públicos, troca de ideias, envio e recebimentos de documentos voltados a gestão educacional, ferramenta para tirar dúvidas, através das interações da área e do momento em que se encontra a educação.



* Campo obrigatório para preenchimento